A ludicidade nas aulas de educação física: um estudo da depressão infantil na escola

Parte de Educação Física na Escola Básica No Chão da Escola . páginas 125 - 145

Resumo

Neste artigo serão estudadas as contribuições do lúdico como conciliador nas aulas de Educação Física (EF), como forma de atenuar os sintomas da depressão infantil. É de conhecimento comum que crianças têm a oportunidade de aprender brincando, portanto, este mecanismo é fundamental para o ofício educacional. É pertinente que o lúdico utiliza instrumentos que permitem a inserção da criança ao saber, devido esta prática possibilitar momentos prazerosos e a integração na forma recreativa (a característica necessária para o desenvolvimento infantil). (ALMEIDA, 2009). Para as que apresentam distúrbio depressivo, essa recreação, toma um papel de facilitador para os meios sociais. E o local mais adequado para essa integração é o âmbito escolar. Estudiosos ratificam o poder dessa estratégia lúdica pedagógica ao reportar sobre o desenvolvimento e saúde na infância, porque são práticas que ativam o bem-estar na criança, a partir do momento brincar. Dessa forma, as mesmas, tem a oportunidade de desenvolver as suas valências motoras, cognitivas, psicológicas e sociais. Além de aliviar o “estresse”, constituir o caráter, desenvolver afeto entre outros. (ALMEIDA, 2009). Portanto, está temática progride como pauta para variadas pesquisas, especialmente na Educação Física. Nota-se que essas estratégias recreativas são estudadas e trabalhadas, de forma a desenvolver no indivíduo o ser biopsicossocial.