Resumo

Durante a formação inicial, os aspirantes a professores devem aprender a lidar com as elevadas demandas cognitivas, emocionais e comportamentais geradas pela docência. Ao mesmo tempo, precisam de desenvolver e fortalecer a sua crença pessoal de que serão capazes de lidar com esses desafios. No contexto da educação física, essas demandas podem ser ainda mais desafiadoras, dados o ambiente e as condições em que as aulas são ministradas. Este estudo teve como objetivo analisar a crença de autoeficácia docente no ensino de educação física e sua construção a partir de situações vivenciadas durante a formação docente em meio escolar. Um total de 87 futuros professores (54% mulheres; idade média = 21,8) de uma universidade pública do estado de São Paulo preencheram um questionário sociodemográfico e a Escala de Senso de Eficácia dos Professores (Tschannen-Moran & Woolfolk Hoy, 2001). Para descrever as fontes de autoeficácia docente, foram analisados ​​portfólios reflexivos compostos como produto final de um estágio supervisionado. Os futuros professores demonstraram crença de autoeficácia moderada a alta, que foi apoiada principalmente por experiências de ensino e persuasão verbal. Discute-se a relevância da autoeficácia docente para a formação docente, particularmente nos processos de formação inicial em educação física.

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