História e interdisciplinaridade

Parte de Ensino da educação física para a educação básica . páginas 171 - 183

Resumo

Ao longo dos anos praticando Educação Física na escola, os alunos tiveram a infelicidade de cruzar com professores que não se preocuparam em trazer o melhor para seu aprendizado nesta disciplina. Sendo assim, os meninos vivenciaram muito futebol, já as meninas ficaram ligadas ao vôlei e outras atividades livres, sem muita orientação, mas, ao chegarem no Ensino Médio, o perfil de seu professor de Educação Física mudou abruptamente. Seu professor no Ensino Médio mostrou o planejamento anual, com variedade de vivências motoras, experiências em modalidades esportivas e discussões sobre a Educação Física e suas relações com nossos aspectos sociais mais diversos. Parte dos alunos interessou-se, porém, outros argumentaram que prefeririam fazer como antes, de forma mais livre, já que durante o Ensino Médio teriam maior demanda de estudos como preparação para o vestibular. Houve afirmações sobre o caráter recreacionista da Educação Física, outras sobre o relaxamento em relação às aulas importantes, como Português e Matemática, e outros ainda dizendo que a Educação Física não era importante e que seu conteúdo em nada mudaria suas vidas.