Teorias pedagógicas da Educação Física escolar no ensino médio

Parte de Ensino da educação física para a educação básica . páginas 184 - 198

Resumo

Em dia de reunião pedagógica, gestores e professores discutiam sobre eventos na escola e suas funções e relações com as disciplinas, falando sobre aspectos geográficos, econômicos, culturais e, ao abordar a Educação Física, foi levantada a bandeira sobre a Educação Física ser responsável por realizar ensaios de coreografias para festa junina ou mesmo criar e ensaiar peças, danças, coreografias para apresentações no final do ano, como um espetáculo escolar. Ao discutirem esses pontos os professores de Educação Física questionaram sobre qual é a relação dessa função atribuída exclusivamente à disciplina de Educação Física e como estas sugestões contribuiriam, dentro da Educação Física, à formação cidadã. Nesse sentido, a Educação Física pode ser resumida ou responsável exclusiva por esse tipo de preparação para festividades? Considerando o que foi estudado até aqui, a Educação Física escolar, no ensino médio, tem qual tipo de função? Ao longo de todo nosso estudo, transitamos pelos diferentes níveis de educação básica e entramos agora nas perspectivas de teorias pedagógicas adequadas ao ensino médio. Compreendemos que a Educação Física escolar pode ter muitas responsabilidades,dentre elas há projetos relacionados ao desenvolvimento social, esportivo, psicomotor, exclusivamente motor, entre outras possibilidades.