A animação cultural/sociocultural: subsídios teóricos para a atuação profissional no campo do lazer

Parte de LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA: textos didáticos para a formação de profissionais do lazer . páginas 34 - 41

Resumo

Neste capítulo, temos a intenção de explorar a discussão sobre animação cultural/sociocultual, já que consideramos imprescindível compreender os conceitos relacionados a esse tema para uma atuação profissional efetiva no campo do lazer. Quanto à nomenclatura, alguns autores utilizam animação cultural e outros, animação sociocultural. Dessa forma utilizaremos as duas denominações, respeitando a escolha dos autores citados. Melo (2006, p. 28) assume animação cultural como: (...) uma tecnologia educacional (uma proposta de intervenção pedagógica) pautada na idéia radical de mediação (que nunca deve significar imposição), que busca permitir compreensões mais aprofundadas acerca dos sentidos e significados culturais (considerando as tensões que nesse âmbito se estabelecem) que concedem concretude à nossa existência cotidiana, construída com base no princípio de estímulo às organizações comunitárias (que pressupõe a idéia de indivíduos fortes para que tenhamos realmente uma construção democrática), sempre tendo em vista provocar questionamentos acerca da ordem social estabelecida e contribuir para a superação do status quo e para a construção de uma sociedade mais justa.