Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender o contexto em que alunos do quinto ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública do município de Iguaba Grande-RJ estão inseridos, relacionando o direito ao acesso a espaços desta cidade para oportunizar vivências corporais, por meio de uma Unidade Didática voltada aos Jogos e Brincadeiras. Com este estudo buscamos responder algumas questões norteadoras que deram maior suporte na discussão com os resultados obtidos: Qual a relação que os alunos da Escola Municipal Paulino Pinto Pinheiro Filho possuem com a cidade em que habitam? Quais espaços desta cidade em que os mesmos possuem direito a acesso e também frequentam? Como estes estudantes se portaram em experiências de atividades fora do ambiente escolar? Após a apresentação da pesquisa e assinatura dos termos de assentimento e consentimento para a participação no trabalho, foi aplicado um questionário com a finalidade de conseguir levantar dados para dar mais consistência e embasar ainda mais a discussão, onde os alunos expuseram os locais em que moram, bem como os espaços públicos da cidade que frequentam, e os Jogos e Brincadeiras que possuem maior familiaridade. Após isso, escolhemos a orla da Laguna de Araruama para a vivência da referida Unidade Didática. 

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