A gestão de clubes sociais recreativos na modernidade Líquida: O caso aabb

Parte de Gestão Estratégica das Experiências de Lazer . páginas 271 - 286

Resumo

Quais são os fatores críticos de sucesso na gestão das AABBs
(Associações Atléticas Banco do Brasil) Como contribuir para a eficácia
da ação gerencial nesses clubes? Qual é a participação dos associados
na construção da programação de eventos das AABBs? Como é o processo
de comunicação dos clubes? Para responder a essas e outras
perguntas, o autor deste artigo desenvolveu em 2002 uma dissertação
de mestrado4, a qual depois foi transformada em livro5 publicado pela
Fenabb (Federação Nacional das AABB).
A intenção deste artigo é retomar as principais conclusões da
citada dissertação de mestrado, correlacionando-as a alguns conceitos
fundamentais desenvolvidos por Zygmunt Bauman em suas
diversas obras que abordam o que ele chama de modernidade líquida.
O interesse é discutir como os fatores críticos de sucesso na gestão dos
clubes são afetados pela modernidade líquida e desenvolver algumas
reflexões sobre o que se pode fazer para aperfeiçoar a qualidade da
gestão dos clubes nesse contexto.