Resumo

Este artigo analisa estudos que comparam a importância de utilizar o brincar para auxiliar no desenvolvimento de ensino-aprendizagem na educação infantil, realizou-se uma revisão bibliográfica nas publicações entre 2012 a 2021, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos e revistas, bem como pesquisa de grandes autores sobre o tema. Utilizado como metodologia o enfoque explicativo juntamente com a pesquisa qualitativa. O objetivo da pesquisa foi compreender a importância do brincar na educação infantil para aprimorar a aprendizagem, apresentando o lúdico como ferramenta de aprendizagem e adquirindo novos conhecimentos, habilidades e pensamentos lógicos. Como critérios de inclusão, contemplaram-se apenas artigos originais, publicadas em língua portuguesa e em revistas indexadas. Os artigos foram selecionados a partir da variável de interesse apenas a literatura que atendia aos critérios de inclusão definidos neste estudo. Conclui-se que é através do brincar que a criança constrói pensamentos e cria o seu próprio jeito de ver o mundo, aprendendo interagir com a realidade. E o papel do professor de Educação Infantil é criar situações de ensino-aprendizagem com base em brincadeiras que vão auxiliar no desenvolvimento da criança ajudando-a se comunicar, expressar seus sentimentos, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas e cognitivas.

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