Resumo

Georges Demenÿ (1850-1917) se apresenta como uma das personalidades mais destacadas da História da Educação Física na França. Quando jovem, apresentava uma constituição física delicada, motivo pelo qual se interessou pelo exercício físico. Isso lhe permitiu, em poucos anos, aumentar a sua força e melhorar a sua constituição física (DEMENŸ, 1902). Por permanecer em contato com ambientes direcionados à prática da ginástica e em virtude de sua formação em Biologia, Demenÿ desejou aplicar os saberes dessa ciência no aperfeiçoamento humano, com a finalidade de garantir, através de preceitos científicos, o ensino da Educação Física, respeitando-se a constituição física, mas também moral dos indivíduos, projetando uma reedificação energética (POCIELLO, 1981). Seu percurso como cientista iniciou-se por volta de 1880 e estendeu-se até 1917, ano de sua morte. Durante esse período, estabeleceu diversas alianças entre sujeitos e instituições, o que lhe permitiu adquirir uma situação intelectual e institucional favorável que lhe assegurou um lugar dominante no novo campo teórico criado para a área. Durante aproximadamente 27 anos de dedicados à pesquisa, Demenÿ deixou uma ampla bibliografia, com inúmeras obras e artigos que nos possibilita compreender a sua contribuição para a Educação Física, defendendo-a como uma área científica com características próprias. Direcionou seus esforços na organização de uma Educação Física racional, tomando por base a ciência e considerando-a como guia seguro para a sua institucionalização. Demenÿ integra os chamados métodos ginásticos europeus, cujas ideias e prescrições singulares dos sujeitos que estiveram envolvidos em suas constituições foram difundidas pelo território brasileiro. Os métodos ginásticos foram divulgados e adotados por diferentes intelectuais e sujeitos (SOARES; MORENO, 2015), ganharam repercussão principalmente nas primeiras décadas do século XX, à medida que a área se organizava em torno da escolarização da ginástica, dos exercícios físicos, dos esportes e de suas sistematizações em associações e clubes. Assim, compreender a presença da obra de Demenÿ, no Brasil, pode preencher lacunas acerca da historicidade da constituição da Educação Física brasileira.

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