Sobre
Prefácio
Prezado(a) Profissional, Estamos apresentando aos profissionais de Educação Física mais uma edição do livro de Boas Práticas na Educação Física Catarinense. Assim como nas edições anteriores, as experiências profissionais aqui apresentadas possuem grande relevância para que a Educação Física catarinense tenha a cada dia mais reconhecimento social. Temos certeza que nesta edição especial os relatos descritos podem ser implementados e aperfeiçoados em todas as regiões do estado. É importante ressaltar que o CREF3/SC vem desenvolvendo várias ações que têm contribuído para a melhoria da imagem da instituição, mas, sobretudo, elas visam capacitar ainda mais os profissionais para a prestação de serviços de melhor qualidade à sociedade catarinense. Os relatos de experiências apresentados são vivências nos diferentes campos de intervenção do profissional de Educação Física. A qualidade dos artigos reflete a capacidade de nossos profissionais desenvolverem em seus locais de trabalho ações exitosas que contribuem com a produção científica e desenvolvimento da profissão. Os artigos aqui publicados foram selecionados, entre vários, e submetidos à avaliação de uma comissão especialmente criada para essa finalidade. Outro ponto importante a ser destacado é que nosso livro tem o reconhecimento da comunidade científica por meio da identificação numérica do ISBN – International Standart Book Number, sistema controlado por uma agência internacional que realiza o registro global de editores. Nas diferentes ações que o CREF3/SC tem realizado em nosso estado, e também na preparação deste livro, queremos registrar o agradecimento aos(às) conselheiros(as), especialmente àqueles(àquelas) que contribuíram com a avaliação dos trabalhos apresentados. Muito obrigado a todos(as) por contribuírem com o engrandecimento da profissão. Tenham uma ótima leitura. Um grande abraço a todos, contem sempre conosco.
Sumário
-
A formação do profissional de educação física para atuação no sus: Petgraduasus/Univali
Por Alan Moraes Elaine Cristina Rodrigues Farina Mario Uriarte Neto Eleide Aparecida Pereira Farhat Simone Beatriz Pedroso Viana
Página
9 -
História da humanidade e atividade física & fases e tendências da educação física no Brasil uma proposta inclusiva para a educação digital
Por Anderson De Campos
Página
39 -
Inteligências múltiplas de howard gardner nas aulas de educação física no ensino fundamental: Uma investigação qualitativa
Por João Derli De Souza Santos Marco Aurelio Da Cruz Souza Janaina Coelho Sandra Da Silva Vieira Marques Suzan Gracieli Modsiéski
Página
47 -
O esporte como instrumento de inclusão e extensão universitária
Por Emerson Antonio Brancher Marilda Angioni Pâmela Taís Griebner
Página
63 -
Portal educação física Joinville e região: a experiência de criação de um espaço para estudo, debate e valorização da educação física no meio digital
Por Marcos Alexandre Martins Ribeiro Geovah Guilherme De Moura Ruan Feliphe Maresana Thiago Camargo Diogo Berndt Patrícia Esther Fendrich Magri
Página
79 -
Projeto de extensão: Confecção e criação de implementos alternativos no atletismo
Por Marcos Paulo Huber Guilherme Hepp
Página
113 -
Projeto melhor idade em movimento
Por Rogério Ohf Rafael Agnes Silva Rubia Cristina Valentim Henning Janaina Regina Ferreira
Página
123 -
Recortes da dança na escola: Possibilidades de intervenção pelo profissional de educação física
Por Sirlei Martins Ferrasso Marli Ferreira Wandscheer
Página
135 -
Uma experiência interdisciplinar no curso de bacharelado em educação física da furb: Rompendo tempos e espaços do currículo
Por Patrícia Neto Fontes Ana Claudia Oliveira Hopf Ruy Fernandes Marques Dornelles Marcos Rescarolli
Página
149