Brincando de atletismo

Parte de Metodologia do ensino do atletismo . páginas 106 - 115

Resumo

Da mesma forma que os outros esportes, podemos classificar o atletismo conforme sua manifestação: esporte educacional, esporte de participação, esporte de rendimento e esporte de formação (BRASIL, 1998). O esporte educacional é aquele realizado dentro do sistema de ensino e que visa ao desenvolvimento integral do aluno. O esporte de participação (ou de lazer) acontece de modo voluntário e objetiva a integração social dos participantes, além da busca pela promoção da saúde. O desporto de rendimento (ou de performance) visa à obtenção de resultados. O esporte de formação (incluído em Lei nº 13.155, de 2015) objetiva o aperfeiçoamento da prática esportiva nos outros três âmbitos (por meio do fomento) e a aquisição inicial dos conhecimentos esportivos. Partindo do conhecimento do atletismo de rendimento, com todas suas regras, seus equipamentos oficiais e suas instalações específicas, podemos realizar diversas adaptações para utilizarmos em um “outro” atletismo, que pode ser realizado no formato educacional, de lazer ou de formação, sem necessariamente utilizar todas as regras específicas (por vezes rígidas), ou um material caro ou um local tecnicamente aprovado pelo órgão responsável.