Comparação e Concordância de Instrumentos de Avaliação da Amplitude de Movimento da Coluna Cervical de Homens Universitários
Por Débora Alves Guariglia (Autor), Vitor Figeuiredo Martins (Autor), Vitor Panula da Silva (Autor), Renan Franco (Autor), Abdallah Achour Júnior (Autor), Matheus Amarante do Nascimento (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 24, n 4, 2013.
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar e analisar a concordância de três instrumentos de medidas (inclinômetro marca Lafayette, flexímetro marca Sanny e flexímetro marca Code) nos movimentos de flexão e extensão da coluna cervical. A amostra foi composta por 41 homens universitários (20,8 ± 2,2 anos, 1,78 ± 0,07 m, 57,1 ±11,3 kg). Para a análise dos dados, utilizaram-se ANOVA one-way, concordância de Bland e Atlman, análise de regressão múltipla, correlação de Spearman, adotando-se uma significância de 5%. Não houve diferenças significantes entre os valores de amplitude de movimento avaliados pelos diferentes instrumentos para a flexão (mediana=63 graus; P=0,95) e extensão da coluna cervical (mediana=73 graus; P=0,90) para todos os instrumentos, foram observados valores de concordância, entre as análises, próximos de zero (-0,34<< 0,26). Conclui-se que os valores de amplitude de movimento não diferem entre os instrumentos, possibilitando a comparação de medidas realizadas por eles, especificamente para universitários do sexo masculino.