Resumo

Os objetivos específicos deste estudo foram oferecer um instrumento para a análise das habilidades subir e descer degraus em crianças de 24 a 36 meses de idade e apresentar uma análise diagnóstica do desenvolvimento motor de crianças, nessa mesma faixa etária, nas habilidades de saltar e cair e subir e descer degraus. A metodologia empregada no estudo consistiu na combinação da pesquisa bibliográfica com a pesquisa de campo, da qual participaram um total de 20 crianças divididas em 2 grupos: um deles com 8 crianças (4 meninas e 4 meninos), para a análise do saltar e cair (salto horizontal); outro grupo com 12 crianças (3 meninas e 9 meninos), para a análise do subir e descer degraus. As crianças foram filmadas executando as referidas habilidades motoras fundamentais na própria creche. A decodificação dos dados foi efetuada com o auxílio de um videocassete e de uma televisão e o registro dos mesmos foi feito em fichas de avaliação. Para a habilidade saltar/cair foram confeccionadas 3 fichas, uma para cada fase do salto. Para as habilidades de subir e descer degraus foram elaboradas 2 fichas, uma para cada habilidade, com base nos dados do estudo piloto. A análise de todas as habilidades foi dividida em 3 componentes: membros superiores; cabeça/tronco; membros inferiores e quadril. Os resultados foram apresentados de duas maneiras: descritivamente e quantitativamente na forma de porcentagens e mostraram que não houve uma homogeneidade nos estágios de desenvolvimento (em relação aos componentes analisados) apresentados pelas crianças nas habilidades estudadas. Verificou-se também que grande parte delas encontrava-se num estágio de desenvolvimento superior àquele esperado para essa faixa etária, de acordo com a literatura consultada. Isso indica que o professor de Educação Física deve considerar e respeitar as particularidades de cada indivíduo, além de selecionar implementos apropriados antes de propor um programa de ensino voltado para a faixa etária de 24 a 36 meses 

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