Diferentes tensões de kinesio taping apresentam benefícios semelhantes para controle postural, equilíbrio dinâmico, agilidade e sensação de instabilidade em indivíduos com instabilidade crônica do tornozelo: ensaio clínico randomizado
Por Rodrigo Antonio Carvalho Andraus (Autor), Márcio Rogério de Oliveira (Autor), Felipe Vilaça Cavallari Machado (Autor), Christiane de Souza Guerino Macedo (Autor), Marieli Ramos Stocco (Autor), Gustavo Felipe Marques de Oliveira (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 25, 2023.
Resumo
A entorse de tornozelo, uma lesão comum em indivíduos fisicamente ativos, frequentemente resulta em uma complicação chamada instabilidade crônica do tornozelo (ICT). A Kinesio Taping (KT) pode ser uma alternativa de tratamento para essa condição. O objetivo deste estudo foi comparar dois protocolos de tratamento com KT em diferentes tensões no controle postural, equilíbrio dinâmico, agilidade e instabilidade em indivíduos com instabilidade crônica do tornozelo. Trata-se de um ensaio clínico randomizado no qual o controle postural foi avaliado por meio da plataforma de força, a agilidade pelo side Hop Test, o equilíbrio dinâmico pelo Star Excursion balance Test modificado e para avaliar instabilidade funcional e autorrelatada aplicou-se o Foot and Ankle Outcome Score e o Cumberland Ankle Tool Instability. Foi realizada uma avaliação inicial, seguida de 5 semanas de intervenção com aplicações semanais de KT, e uma semana após o término da intervenção, foi realizada uma reavaliação. 21 participantes foram distribuídos para o grupo KT com tensão (KTT: n=11) e o grupo KT sem tensão (KTWT: n=10). KT melhora o controle postural (velocidade ântero-posterior: p=0,006 e médio-lateral: p<0,001; frequência anteroposterior: p<0,001 e médio-lateral: p=0,043 da área do centro de pressão), equilíbrio dinâmico (p<0,001), agilidade (p=0,001) e sensação de instabilidade em indivíduos com ICT (p=0,001) para ambos os grupos. Apenas uma variável, categoria esportiva, do questionário FAOS-FOOT apresentou alteração significativa (p=0,008). O KT, com ou sem tensão, é capaz de melhorar o controle postural, o equilíbrio equilibrado, o controle postural e a sensação de instabilidade em adultos jovens com ICT.