Efeito Agudo do Exercício Resistido com Peso Livre e no Aparelho Sobre o Estado de Humor de Adultos Praticantes de Treinamento Resistido
Por Antônia da Rosa (Autor), Dayanne Sampaio Antonio (Autor), Aline de Oliveira Martins (Autor), Rafael Cunha Laux (Autor).
Resumo
Pouco se sabe sobre a relação do estado de humor com o treinamento resistido livre e em aparelhos. Diante disso, se propõe avaliar a influência que o exercício físico livre e em aparelhos tem sobre o estado de humor de praticantes de treinamento resistido. Para tal, participaram 14 sujeitos praticantes de treinamento resistido, ambos os sexos, com idade entre 25 e 59 anos. Utilizou-se uma anamnese e a Escala de Humor de Brunel. Estruturou-se o treinamento resistido em dois treinos, o treinamento A, efetuado com a utilização de aparelhos, e o B, sem a utilização de aparelhos, de forma livre, ambos trabalhando o mesmo grupo muscular. Os participantes foram divididos em dois grupos iguais e realizaram os dois tipos de treinamento em momentos distintos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial utilizando o SPSS® 21.0. Verificou-se que a intervenção do treinamento resistido livre aumentou a raiva dos sujeitos após o treino (p<0,0001). Enquanto ambas as intervenções, A e B, diminuíram o vigor (p<0,0001) e aumentaram a fadiga dos participantes (p<0,0001) após o treinamento. Conclui-se que os participantes apresentaram mais raiva no treinamento resistido livre, e ambos os treinamentos aumentaram a fadiga e diminuíram o vigor após sua realização.