Efeitos do treinamento concorrente e jejum intermitente sobre aspectos morfológicos e metabólicos da musculatura esquelética de ratos wistar
Por Leandro Scarto de Freitas (Autor), Fernando Dias Boeira (Autor), Francielli Fernandes Barbosa Grampinha (Autor), Melquisedeque da Silva Moraes (Autor), Henrique Izaias Marcelo (Autor), Paulo Henrique Aleixo (Autor), Robson Chacon Castoldi (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 31, n 1, 2023.
Resumo
Avaliar os aspectos morfológicos e metabólicos de ratos da raça Wistar sob a prática do treinamento concorrente (TCc) e jejum intermitente (JI). Materiais e Métodos: Este é um estudo experimental, foram utilizados 39 ratos machos adultos da raça Wistar. Os ratos foram distribuídos em quatro grupos: controle (C [n=12]), controle jejum (CJ [n=11]), treinamento (T [n=8]) e treinamento jejum (TJ [n=8]). Foi realizado o teste de carga crítica para avaliação e determinação da intensidade de esforço do treinamento aeróbio (TA) (natação). O protocolo de treinamento resistido (TR) (anaeróbio), consistiu em quatro séries de 10 saltos, com sobrecarga correspondente a 50% do peso corporal de cada animal. Desta forma, o TCc foi composto por um protocolo de TA e TR. O período de JI foi de 12/12 horas, tendo início às 21:00 e término às 9:00 horas. O período de treinamento foi composto por 4 semanas. Ao final do experimento, foram realizadas as análises de consumo alimentar, pesagem do tecido adiposo e morfometria do músculo Gastrocnêmio. A análise de dados foi realizada pelos testes: Shapiro-Wilk; Anova; Pós-teste de Tukey e Kruskal-Wallis com pós teste de Dunn. Todos os procedimentos assumiram o erro de 5% (p<0,05). Resultados: Ao final do experimento, foi possível observar que os animais do grupo TJ apresentaram menores valores para variável Gordura Visceral e consumo alimentar. Também foi verificado que todos os grupos tratados demonstram aumento da área de secção transversa do músculo Gastrocnêmio. Conclusões: Conclui-se que o treinamento realizado de forma isolada demonstrou maior hipertrofiacomparado aos demais grupos experimentais. Além disso, foi possível verificar que os animais do grupo CJ demonstraram maior consumo alimentar e o grupo TJ apresentou menores valores para variável massa corporal e tecido adiposo.