Estágios de Mudança de Comportamento Para a Prática de Atividades Físicas e Indicadores de Obesidade em Professores Universitários
Por Luana Loss Cabral (Autor), Denis Antônio Figueredo Diesel (Autor), Timothy Gustavo Cavazzotto (Autor), Sandra Aires Ferreira (Autor), Marcos Roberto Queiroga (Autor).
Em Cinergis v. 14, n 4, 2013. Da página 181 a 185
Resumo
Objetivo: verificar o comportamento para a prática de atividade física (AF) e seu impacto nos indicadores antropométricos de obesidade em professores universitários. Método: oitenta docentes foram selecionados aleatoriamente (40 homens e 40 mulheres) e após o auto relato da massa corporal (MC) e da estatura, o Índice de Massa Corporal (IMC) foi determinado e utilizado como indicador de obesidade. A medida de circunferência da cintura (CC) foi empregada como indicador de adiposidade abdominal e o comportamento para a atividade física foi definido a partir dos estágios de mudança de comportamento (EMC). Resultados: os dados indicaram uma maior prevalência das professoras do que dos professores para inatividade física. Entretanto, enquanto a maioria dos homens foi classificada na faixa de sobrepeso, as mulheres foram classificadas na faixa de normalidade para o IMC. E para a distribuição de adiposidade identificada pela CC, aproximadamente 18% das mulheres e 20% dos homens demonstraram valores superiores daqueles desejados para a saúde. Considerações finais: o EMC teve um impacto nos indicadores antropométricos de obesidade somente para o sexo masculino.