Faixa de Amplitude de Conhecimento de Resultados e Processo Adaptativo Na Aquisição de Controle de Força Manual
Por Raquel Marques Barrocal (Autor), Carlos Rey Perez (Autor), Cássio de Miranda Meira Júnior (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 20, n 2, 2006. Da página 111 a 120
Resumo
A aquisição de habilidades motoras implica em estabilização funcional e aplicação do que foi adquirido a novas situações. Esse processo dinâmico caracteriza um ciclo de instabilidade-estabilidade-instabilidade, que resulta em crescente complexidade e pressupõe a reconsideração de fatores de incerteza e desordem. O conhecimento de resultados (CR), informação externa para o aprendiz sobre o resultado do movimento, é um fator que permite a manipulação da quantidade de certeza relativamente à meta. A presente pesquisa teve o propósito de estudar a integralidade do fornecimento de CR no processo adaptativo em aprendizagem motora. Segundo os resultados, CR fornecido apenas quando o erro ultrapassa um limite preestabelecido não prejudicou a aquisição de uma habilidade motora de controle de força manual. UNITERMOS: Conhecimento de resultados (CR); Faixa de amplitude; Retroalimentação; Controle de força; Processo adaptativo; Habilidades motoras; Aprendizagem motora.