Resumo

As possibilidades de formação profissional em lazer têm crescido e consequentemente, diferentes currículos têm sido propostos. Com a expansão do fenômeno lazer e suas respectivas possibilidades de atuação, surgem os mais diversos cursos de formação para capacitar profissionais do lazer como forma de suprir a demanda do mercado. As modalidades de ensino podem variar entre: qualificação; extensão; técnico; tecnológico; graduação e pós-graduação. No entanto, coube a esse estudo o foco no ensino técnico, com o objetivo de diagnosticar e analisar o perfil de formação profissional, através do estudo de caso do Centro de Educação Profissional do Amapá (CEPA) que oferece curso técnico em lazer. Além disso, na tentativa de compreender o que o currículo pretende e quais influências sofreu em sua construção, busquei identificar como se dá o trato com o lazer e quais saberes e competências têm sido enfatizados. O percurso metodológico combinou pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A primeira consistiu em revisão de literatura abordando os temas: currículo, educação profissional e lazer. A pesquisa documental se baseou na análise dos Projetos Políticos Pedagógicos da instituição (PPP-CEPA) e do curso (PPP-lazer). Na pesquisa de campo utilizei a técnica de entrevista semi-estruturada com nove docentes e com o coordenador do curso de técnico em lazer. Os dados foram tratados a partir da técnica de análise de conteúdo abordando as seguintes categorias: Estrutura curricular: organização, modificações e funcionamento; Perfil profissional almejado; Perfil do corpo docente; Concepção de Lazer e Concepção sobre a ação profissional no lazer e Relações Teoria e Prática. A partir das reflexões foi possível olhar para o currículo para além dos conteúdos, objetivos e metodologias identificando que questões políticas, econômicas, culturais, além do posicionamento geográfico da cidade de Macapá-AP, influenciam o currículo em questão. A partir das análises percebi que o CEPA apresenta como objetivo a idéia de formar técnicos em lazer para atenderem a demanda do mercado, no entanto, foi possível perceber que a abordagem atribuída ao lazer não se restringe ao conceito de “mercadoria a ser consumida”. Nesse sentido, foi identificado uma preocupação em produzir e ministrar conhecimentos para além das competências técnicas no intuito de uma formação mais cidadã. Da mesma forma, entendo que há uma preocupação com ações do profissional de lazer para além da mera execução, focando também os aspectos de planejamento e avaliação. O perfil do profissional formado contempla saberes teórico-práticos num viés multidisciplinar, na tentativa de qualificar os discentes para intervirem em diferentes espaços de vivencia do lazer. O incentivo à pesquisa e à formação cultural dos sujeitos, apesar de serem destacadas como importantes, podem não acontecer em função da reduzida carga horária do curso (840 horas). O CEPA valoriza a aprendizagem através do “fazer” e o tempo reduzido para a formação, acaba por priorizar estratégias de ensino voltada para a resolução de problemas aproximando as competências e habilidade da realidade. Sendo assim, o presente estudo surge como uma reflexão no sentido de ampliar o debate, auxiliar na compreensão da formação profissional em lazer e estimular ações coletivas no processo de construção curricular dos cursos técnicos de lazer. Que as brechas e as lacunas aqui encontradas despertem para novas possibilidades de ampliar e aprofundar os estudos sobre a temática do lazer e suas relações com a formação profissional. 

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