Resumo

Trata-se de proposta de um podcast com conteúdo temático específico intitulado Papo de Lazer com Angela Brêtas (@papodelazer).

O lazer é um direito social garantido pela Constituição Federal de 1988 em seus artigos 6º, 217º e 227º. Para além desse asseguramento legal é um campo multi e interdisciplinar de estudos, e pode ser tematizado em várias áreas, como por exemplo, Educação Física, Turismo, História, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, e Gestão Pública, entretanto, o grande público ainda o compreende de modo restrito.

No caso de estudantes de graduação dessas áreas, dependendo da instituição onde estejam matriculados, essa temática pode até não ser estudada, ou ser abordada de modo equivocado. No que diz respeito aos cursos superiores de Educação Física, muitas vezes pode ter sua importância secundarizada ou desconsiderada por, no mínimo, três motivos:   1) em função da atração que as áreas do fitness e do esporte exercem sobre os graduandos; 2) devido à uma abordagem que confunde lazer com recreação; 3) por desconhecimento das possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Contudo, o lazer é um campo que possibilita intervenções e pesquisas em diversas áreas, e é nesse ponto que o podcast se ancora.

Arquivo