Resposta Cardiovascular de Atletas em Diferentes Condições de Treinamento
Por Jiyan Chen (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 1, 2022.
Resumo
Introdução:
Melhorar a função cardiovascular é um dos principais objetivos do treinamento em muitos esportes.
Objetivo:
Compreender as características da resposta cardiovascular de atletas em diferentes condições de treino.
Métodos:
Trinta estudantes do sexo masculino e jogadores de basquete foram inscritos. Os participantes foram divididos em grupos A e B, de acordo com os anos de treinamento, com 15 estudantes em cada grupo. Foram realizados testes de fadiga por exercício, que no início foi de baixa intensidade e aumentou gradualmente até um grau relativamente alto.
Resultados:
O valor de RMSSD foi de 42,82 ± 31,41 ms no grupo A e de 46,48 ± 35,26 ms no grupo B em estado de fadiga baixa. O valor de LF/HF dos atletas do grupo A foi 2,86 ± 1,47 e o dos atletas do grupo B foi 2,94 ± 1,68. O valor RMSSD foi de 40,78 ± 31,17 ms e 32,37 ± 36,42 ms para os grupos A e B, respectivamente, em estado de fadiga elevada.
Conclusões:
Os atletas com mais anos de treinamento podem mobilizar mais reservas cardíacas para atender ao aumento da carga de exercício em estado de fadiga e ter melhor regulação do sistema nervoso autônomo no processo de atingir um grau maior de estado de fadiga. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.