Resumo

O presente estudo teve como objetivo problematizar sobre o entendimento e abordagem do tema saúde nas aulas de educação física no ensino médio, utilizando estratégias metodológicas para o desenvolvimento da autonomia dos educandos para um estilo de vida mais saudável e crítico. De abordagem qualitativa e natureza descritiva, o estudo, metodologicamente utilizou da pesquisa-ação, na qual a investigação não é desvinculada da ação visto que teoria e prática se articulam na busca por melhorias do problema observado dentro de uma dada realidade. Para o alcance do objetivo foi elaborado um plano de intervenção constituído por diferentes ações e estratégias que procuraram abordar o conteúdo saúde numa dimensão ampliada, considerando todos os seus constituintes. Delimitamos nossa intervenção a um quantitativo de 47 (quarenta e sete) educandos de uma turma de 3ª série (A) do ensino médio de um colégio da rede pública de ensino do estado de Sergipe, se configurando enquanto nosso campo de pesquisa. Foram realizados 10 (dez) encontros, sendo que um desenvolvido de forma virtual com a utilização da plataforma digital Google Forms através da aplicação de um formulário digital para coleta dos dados. Na Análise e Discussões, ao nos debruçarmos com os dados coletados podemos constatar a pertinência que a presente intervenção apresentou para a melhoria do problema observado ao analisarmos os relatos dos participantes acerca de uma melhor compreensão do conceito ampliado de saúde e manifesta mudança de comportamento referente a adoção de um estilo de vida mais saudável e crítico para além das aulas de Educação Física na escola. Pôde-se provisoriamente concluir que apesar dos dados de uma pesquisa-ação se referir a uma dada realidade, cabendo tantos outros estudos para supostas generalizações, acreditou-se ser pertinente a utilização desta proposta em outras realidades educacionais considerando os resultados qualitativos que a presente intervenção nos concedeu. 

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