Resumo

Este estudo teve por objetivo a caracterização longitudinal da interação verbal mãe-criança com Síndrome de Down para a fundamentação, elaboração e avaliação de um programa de treino lingüístico individualizado que atendesse às necessidades específicas de cada criança. Para tanto, foram intercaladas sessões observacionais e de treino, de forma a possibilitar uma coleta de dados lingüísticos sobre a criança, sua mãe e suas interações ao longo de um determinado período de tempo. Participaram do estudo três díades mãe-criança (M-C) sendo duas constituídas por crianças do sexo feminino e uma por criança do sexo masculino. Todas as crianças eram portadoras de Síndrome de Down e tinham trinta meses quando começaram a participar da pesquisa. Os dados obtidos durante as sessões observacionais anteriores ao treino referentes a: padrão temporal do intercâmbio M-C; tamanho médio do enunciado (MLU); freqüência de vocalizações; índice de diversidade léxica (TTR); índice de aquisição de palavras novas; categorias do comportamento vocal das díades e cadeias interativas, permitiram a identificação de fatores físicos e ambientais que poderiam estar contribuindo para o atraso no desenvolvimento lingüístico das crianças, e, serviram de base para a elaboração de um programa de treinamento específico para cada criança. Os resultados do treino indicaram que todas as crianças apresentaram progressos em relação a sua condição inicial e que as respostas aprendidas durante o treino se generalizaram para a situação de interação natural. Os dados foram discutidos em termos de possíveis benefícios que programas de treino como este podem oferecer para crianças com Síndrome de Down e da relevância de programas que levam em consideração o sistema interativo mãe-criança para promover o desenvolvimento linguístico da criança.

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