300 Palavras (11). Envelhecer bem começa com Lazer Ativo!
Integra
Nossa vida pode ser melhor (ou pior), mais longa (ou mais curta) muito em função de nossas ações cotidianas; não apenas por causas hereditárias ou socioambientais. Conhecimento e intenções em relação à saúde e à vida em geral importam, mas são nossas ações, e aquelas que repetimos frequentemente, que podem efetivamente influenciar nossa saúde e nossa percepção de bem-estar (um ótimo indicador de qualidade de vida).
É da nossa natureza repetir o que nos dá prazer. A melhor atividade física, por exemplo, é aquela que seja tão prazerosa a ponto de se tornar um hábito. Não por acaso, caminhar, pedalar, praticar esportes adaptados, dançar ou cuidar do jardim aparecem como hábitos comuns entre aqueles que envelhecem com vigor – mais saudáveis e autônomos por mais tempo.
Pode-se afirmar que as atividades físicas que mais promovem a saúde e que podem retardar as incapacidades associadas ao envelhecimento são aquelas que beneficiam nosso sistema cardiorrespiratório, estimulam os grandes grupos musculares (ajudam a manter a força muscular e a densidade óssea) e, também, aquelas que mantêm a mobilidade corporal e o equilíbrio. Quando se fala nos benefícios da atividade física para o bem-estar e a qualidade de vida, o foco deve estar na manutenção de um lazer ativo, onde seja possível escolher atividades prazerosas, na companhia de familiares e amigos, e, sempre que possível, em contato com a natureza.
Conhecimento, intenções, atitudes positivas em relação à saúde são apenas ocomeço de um processo que pode levar a uma boa condição de saúde e uma vida mais autônoma e independente (produto). Só informação e boas intenções, porém, não são suficientes para mudar o mundo (ou a saúde individual). São necessárias ações cotidianas - um estilo de vida ativo e saudável – envolvendo lazer ativo, boa alimentação, controle do estresse, relacionamentos saudáveis e comportamentos preventivos. Viva mais feliz: escolha um lazer ativo! Isso se torna mais natural em comunidades saudáveis e solidárias.
Grande Abraço.
Markus Nahas