A colonização do pátio escolar e o desmantelamento dos laços sociais
Por David Beer (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 331, 2025.
Resumo
Este ensaio analisa criticamente a reforma educativa de pendor libertário e a consequente transformação da educação física escolar sob uma lógica tecnocrática e orientada pelo mercado. Problematiza a "desportificação" do currículo, defendendo que esta reduz a complexidade da corporeidade ao desempenho competitivo, estabelecendo uma meritocracia biológica que corrói a solidariedade e exclui a diversidade. Esta dinâmica, que emula o modelo das Sociedades Anónimas de Desporto (SADs), transforma o aluno num cliente e fragmenta a comunidade educativa. Além disso, alerta para uma restauração conservadora e necropolítica que fomenta a segregação de classes, a rejeição do conhecimento científico e a subordinação da vida ao ganho financeiro. Perante este cenário, o ensaio defende a preservação das escolas públicas como garantes de direitos e refúgios democráticos contra a privatização da existência.