Resumo

A competição tal como outras dimensões bióticas - predação; parasitismo; cooperação; mutualismo; comensalismo - é uma das dimensões estruturantes da vida humana e da natureza. Serres (2004, 2019) afirma que o homem chegou aonde chegou graças ao treino, à técnica, à repetição, à cooperação e à competição. A competição é, de facto, um dos vocábulos mais utilizados na história da vida na terra (e do homem) quer no sentido positivo, quer no sentido negativo. Pela competição formou-se o universo mitológico e utópico; as espécies (natureza) evoluíram; assiste-se à emergência da economia/produtividade, dos media, das teorias e práticas ideológicas e políticas; o sentido axiológico esclareceu-se; surgiu a cultura, essa extraordinária criação do homem em confronto (em complemento) com a natureza, uma cultura que tem um fim em si mesma, qual seja, ajudar o homem a ser homem/pessoa/humanizar-se (De CHARDIN, 2012; VAZ, 1991a, 1991b); de alguma forma o ideário educativo estabeleceu-se: desde a Paideia/Aretê grega, a Instructio latina, a Bildung alemã - metáfora da viagem, a Escola Nova até à Escola Moderna - modernidade e com ela a técnica e tecnologia, o multiculturalismo, a integração, a igualdade. A competição constitui-se assim, como um desiderato existencial. É um marcador, um fundamento, uma inscrição que estrutura a perpetuação da vida da natureza e da vida dos homens/mulheres. Este sentido também está plasmado na história da educação física e desporto – matéria que anima esta nossa reflexão.O objetivo central desta reflexão - em jeito de pequeno ensaio – é procurar olhar para a competição como uma das maiores expressões da vida natural e da vida humana, e neste caso concreto na educação física e do desporto. Neste contexto, a metodologia utilizada sai dos cânones de uma metodologia científica/empírica de investigação e tenta “escavar” pelo suporte reflexivo/crítico esta variável originária. Para o desenvolvimento deste exercício teórico, vamos situá-lo em cinco itens: A competição hoje; Contradições e paradoxos – humano e desumano; Ir à tragédia grega e aludir à competição; A educação e o desporto no ideário grego ; Palavras ditas e considerações finais.

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