Resumo

A questão problema que conduz esta pesquisa é a seguinte: como a Educação Física (EFI) vem se configurando e que lugares ocupa na construção curricular dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão? As decisões metodológicas a fim de responder o problema de pesquisa estão ancoradas na pesquisa qualitativa, desenvolvida através de um estudo de caso etnográfico. Como procedimento de coleta das informações, em consonância com a natureza da pesquisa, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, observação participante registrada em diário de campo, análise de documentos e dois grupos de discussão. O estudo foi realizado em uma escola estadual do RS, situada em Viamão. O trabalho de campo foi realizado durante o ano letivo de 2016, e teve como participantes uma professora de EFI, uma supervisora de ensino, a diretora da escola e treze estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental; como colaboradores, o estudo contou com o restante dos trabalhadores da escola. O processo de análise foi feito por meio da análise de conteúdo. Este estudo permitiu compreender que a construção curricular é constituída por movimento (movimentos gerados pelos conflitos, pelos ecos, pela resistência ou pela concordância), por relações — relações interpessoais, mas também relações com o tempo, com o espaço e com as próprias significações que os sujeitos vão construindo e reconstruindo — e por ressonâncias (ressonâncias das e nas identidades dos diferentes sujeitos, ressonâncias da/na cultura, das/nas experiências e nos aprendizados). A EFI, integrada à construção curricular da escola, se realiza por meio de diferentes metodologias e tem diferentes finalidades. Nas aulas dirigidas, a ênfase da aula se dá pela condução e organização da professora, em que a mesma estabelece a sequência, o tempo e a dinâmica das atividades. As aulas dirigidas ainda são compostas por diferentes metodologias diretivas, atividades mais analíticas, realizadas por meio de circuitos ou estafetas, e outras mais globais, por meio de jogos reduzidos ou jogos lúdicos. Nas aulas livres as atividades são organizadas pelos próprios estudantes, tendo algumas vezes a intervenção da professora que faz sugestões e comentários para auxiliar os estudantes. Os conteúdos da EFI, diferentes dos conteúdos trabalhados em outras disciplinas não estão relacionados com a vida acadêmica ou com o mundo do trabalho (a não ser para aqueles estudantes que pretendem ser atletas), mas com a vida cotidiana dos estudantes através de saberes considerados importantes para que estes tenham uma vida ativa e saudável. Isso, no entanto, nem sempre é compreendido pelos estudantes, que muitas vezes não veem sentido nos conteúdos trabalhados. A EFI, juntamente com as outras disciplinas e atividades realizadas na escola configura uma construção curricular que permite à escola compreender diversos objetivos formativos e diversos meios para alcançá-los. Nesse sentido, tal composição e soma de diversas experiências e perspectivas permite que esta construção curricular construa múltiplos aprendizados e leve os sujeitos por diferentes caminhos

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