A construção da trajetória docente de professores de educação física Um estudo de revisão sistemática
Por Lauryn Nunes Quadros (Autor), Ana Flávia Backes (Autor), Jaqueline da Silva (Autor), Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar a produção científica sobre a construção da trajetória docente de professores de Educação Física no âmbito da licenciatura. A seleção dos estudos ocorreu por meio do acesso ao site de oito periódicos brasileiros da área da Educação Física. Para tanto, uma busca manual foi efetuada nos volumes de cada periódico no período de 2012 a 2022, a partir da leitura dos títulos, resumos e palavras-chave relacionados ao assunto, nomeadamente: construção da trajetória docente; trajetória docente; carreira docente; identidade docente. Dos 16 artigos selecionados, verificou-se o predomínio de publicações sobre a temática no ano de 2016, com professores de Educação Física atuantes na Educação Básica, no qual foram utilizados instrumentos de pesquisa qualitativa a partir de métodos biográficos. Ainda, verificou-se que os estudos abordam principalmente as temáticas das experiências sociocorporais, a formação inicial, a carreira docente e a trajetória docente.
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