A contribuição histórica do gtt 6 para a produção e socialização do conhecimento na educação física no Brasil

Parte de 25 anos dos GTTS do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: trajetórias e perspectivas . páginas 87 - 96

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre a contribuição histórica do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Formação Profissional e Mundo do Trabalho para a produção e socialização do conhecimento para a classe trabalhadora no campo da Educação Física e Ciências do Esporte no âmbito do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). O referido GTT vem ao longo de sua organização, com a criação em 1997 (SOARES, 2020), mobilizando pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras, estudantes em torno da produção do conhecimento e sua socialização, bem como organização de eventos científicos acerca do campo da formação profissional e mundo do trabalho, emergindo questões atualizadas, que regulam e impactam o campo do trabalho docente em Educação Física, quer seja escolar ou não escolar, tais como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Programa Residência Pedagógica (PRP), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Regulamentação da Profissão em Educação Física, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física (DCNs-EF), dentre outros temas necessários e urgentes que impactam a vida de trabalhadores e trabalhadoras da Educação Física no Brasil. Em sua trajetória histórica, Nozaki (2020, p. 81) salienta que, desde a criação do GTT, os temas emergentes confluentes de diversas subáreas foram: “[...] currículo, a didática, o trabalho docente, o trabalho pedagógico, processos de ensino e aprendizagem, a regulamentação da profissão, entre outros”. Temas estes que contribuem para a consolidação do GTT como polo aglutinador de discussão, reflexão, produção e socialização do conhecimento para a comunidade acadêmica da Educação Física e Ciências do Esporte no país

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