Resumo

Este trabalho objetiva compartilhar a experiência com a tematização da Corrida de Orientação, realizada no âmbito das turmas de 1° (primeiro) ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, ofertado pelo IFBA - campus Eunápolis, localizado na Região da Costa do Descobrimento, estado da Bahia, no ano letivo de 2018. Trata-se, portanto, de um relato de experiência que parte das opções teóricas e metodológicas dos docentes de Geografia e Educação Física, com ênfase neste último componente curricular. A perspectiva interdisciplinar que assumimos fundamentou-se nos estudos de Fazenda (1998; 2014) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Brasil, 2012). As reflexões suscitadas com a experimentação da Corrida de Orientação reforçaram a importância do fomento de práticas interdisciplinares e da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Essas ações potencializaram o domínio dos conteúdos de cartografia e de um esporte não tradicional no âmbito da Educação Física por parte das/os estudantes. Ressalta-se que, essa proposta também contribuiu com o estreitamento das relações entre os sujeitos envolvidos, que propuseram a incorporação da atividade no calendário acadêmico institucional e a inserção de outros componentes curriculares na realização de experiências futuras, a exemplo de Língua Portuguesa e de Matemática.

Acessar