A cultura do voleibol como interatividade prática
Por Felipe Teodoro Rodrigues (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo é descrever através de um relato de experiência os resultados obtidos a partir da rotina de atividades desenvolvidas durante aulas de voleibol com 60 alunos e alunas, com idade entre 13 e 17 anos, durante 4 meses, no segundo semestre de 2018. As aulas ocorreram no contraturno escolar, em equipamento educacional e esportivo, localizado na região oeste do município de São Paulo. O caráter exploratório e qualitativo deste estudo apoia-se na pesquisa-ação, com o propósito de compreender coletivamente possíveis relações e promover mudança contextual. Através das aulas de voleibol observa-se que os alunos e alunas descobrem através da vivência do jogo desportivo uma oportunidade de ampliar o círculo social, potencializar suas habilidades motoras, trabalhar a superação de limites e conhecer o jogo através de exercícios desafiadores com a proposta de observação de seus gestos em terceira pessoa utilizando recursos midiáticos. Ao longo do processo é produzido imagens com recortes de ações que são usadas como feedbacks nas aulas, transmissões ao vivo em redes sociais para o acompanhamento dos pais em tempo real e ao mesmo tempo como procedimento de captação e publicidade para novos alunos. Neste sentido foi realizada observação durante um período de quatro meses onde foi possível constatar um desenvolvimento significativo e como virtude destaca-se o aumento do número de alunos e alunas matriculados/as, o desempenho com notável aprendizagem e o desenvolvimento da metodologia muito bem recebida por parte dos alunos, que compreenderam melhor a dinâmica através da visualização de suas imagens.
Referências Bibliográficas
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