Resumo

Partindo de uma compreensão que a educação é um alicerce da sociedade, os gestores a partir de diferentes politicas tentam instituir uma lógica capitalista na educação. Nesse passo, podemos citar a Reforma do Ensino Médio e a confecção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Hypólito (2019), aponta que existem articulações entre diferentes agências multilaterais que metamorfoseiam-se objetivando ter as suas perspectivas atendidas nas diretrizes educacionais. Nesse sentido, o autor, ensina que esse movimento é denominado de Global Education Reform Movement (GERM) e a intenção é fortalecer a eficácia dos sistemas educacionais. Tal movimento, indica que as políticas devem estar calcadas em três pilares: os padrões, a prestação de contas e a descentralização. Assim, buscamos discutir como o avanço do pilar “descentralização” do GERM se relaciona com o contexto da Educação Física (EF) no Ensino Médio (E.M). Nessa reflexão, através da análise documental, entendemos que esse movimento provoca o esmaecimento da EF. Na nossa análise, identificamos no cenário do E.M constantes disputas. Estes embates ocorrem pela tentativa do GERM em moldar a educação, significando as suas ações pelos mantras dos padrões, da prestação de contas e da descentralização.

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