Resumo

Este estudo objetiva dialogar com a educação física e a saúde, mostrando que são duas áreas interconectadas que desempenham papel fundamental na promoção da qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos. O estudo utilizou de pesquisa descritiva com revisão de literatura, que esta ainda em fase de busca, os conteúdos foram pesquisados na plataforma SciELO usando os seguintes descritores: Educação física, saúde e promoção a saúde. Foram selecionados a principio 2 artigos que atenderam aos descritores, além de informações oriundas de sites da saúde e educação. De acordo com o argumento e a necessidade de melhor entender como aplicar no cotidiano escolar esta abordagem, com ênfase nas práticas corporais e práticas pedagógicas. A escola é considerada como um ambiente importante para a promoção da atividade física e da saúde, sendo responsável por introduzir o processo de educação para a saúde desde os primeiros anos de vida das crianças. A Educação Física escolar é apresentada como uma área do conhecimento que pode desempenhar um papel importante nesta dinâmica, contribuindo para a formação de hábitos saudáveis e proporcionando conhecimentos sobre como manter o corpo em condições ideais através da conscientização da comunidade escolar e dos alunos sobre a adoção de um estilo de vida mais ativo, bem como o papel dos pais na influência da atividade física dos filhos. Fica evidente os benefícios de integrar conceitos relacionados à saúde para promover uma educação mais significativa para a vida dos alunos. Por intervenção da educação física nas escolas, os discentes são incentivados a participar de diferentes modalidades esportivas, atividades recreativas e exercícios físicos, contribuindo assim para o desenvolvimento físico e social, aperfeiçoando outras habilidades como a concentração, atenção e prevenindo doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares e a incidência de doenças crônicas degenerativas devido ao sedentarismo.

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