Editora Republica Portuguesa. None None. 138 páginas.

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PREÂMBULO

No âmbito das suas competências, a Direção-Geral da Educação (DGE) tem vindo a publicar recursos de apoio à operacionalização das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) com o objetivo de disponibilizar às educadoras e educadores de infância ferramentas de suporte à sua ação educativa. As OCEPE de 2016 incluem a educação física como um novo domínio, fazendo parte da área de Expressão e Comunicação. Esta área integra as diferentes formas de linguagem que são indispensáveis para as crianças interagirem com os outros e darem sentido e representarem o mundo que as rodeia. O domínio da educação física é encarado como uma abordagem específica do desenvolvimento das capacidades motoras das crianças, contribuindo para a promoção da saúde, do bem-estar, do desenvolvimento motor, da autonomia, da socialização, da expressão e da criatividade. É fundamental garantir que as crianças tenham oportunidades regulares para participar em atividades físicas, jogos e experiências de movimento, permitindo-lhes explorar o seu corpo, desenvolver competências motoras e conhecimentos sobre as diferentes dimensões do movimento humano. Além disso, através da Educação Física, espera-se que as crianças adquiram uma consciência corporal, aprendam a respeitar o seu corpo e o dos outros, estabeleçam relações sociais saudáveis, melhorem as suas capacidades cognitivas, como a atenção e a concentração, bem como desenvolvam um estilo de vida ativo e saudável desde muito cedo. Por se tratar de um novo domínio nas OCEPE, foi identificada a necessidade de disponibilizar uma publicação que apoie as práticas pedagógicas das educadoras e educadores de infância, no domínio da educação física. Numa parceria institucional entre o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, através da DGE, e a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), cuja finalidade é a continuidade da conceção de materiais de apoio à operacionalização das OCEPE, apresenta-se a publicação A Educação Física na Educação Pré-Escolar. Esta publicação assume a perspetiva holística e globalizante do currículo na educação pré-escolar, apresentando a atualidade do conhecimento construído em torno da educação física para as crianças nesta etapa educativa, bem como exemplos de propostas que poderão inspirar novas práticas adaptadas aos contextos e às crianças a que se destinam. Estas sugestões resultaram da recolha realizada em diferentes jardins de infância. A Educação Física na Educação Pré-Escolar poderá, ainda, constituir-se como um recurso para a formação inicial e contínua das educadoras e dos educadores de infância.

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