A educação física na percepção dos professores do 1º ciclo do ensino básico: um estudo qualitativo
Por Ana Silva Eduardo Adro (Autor), Inês Augusto (Autor), Ivone Rijo Rui Neves (Autor).
Resumo
Neste estudo pretendemos caracterizar as percepções dos professores de 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a Educação Física, no caso português. A natureza das experiências e vivências pessoais na área das Atividades Físicas e Desportivas, a formação de professores, o papel de um professor especialista, bem como as finalidades educativas da Educação Física foram dados fundamentais para a sua contextualização. A recolha de dados através de entrevistas individuais semiestruturadas foi realizada à totalidade do corpo docente (8 professoras) de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico no Concelho de Aveiro. Os resultados indiciam uma grande proximidade com a literatura analisada, mas destes também emergiram novos fatores que contribuem para a alteração da percepção dos professores sobre a área. Podemos concluir que os professores reconhecem as suas fragilidades profissionais, o que pode suscitar por vezes o apoio de agentes externos que nem sempre estão devidamente qualificados para exercer uma boa prática pedagógica. Paralelamente, identificamos que muitos dos professores ainda veem a Educação Física exclusivamente como um fator de promoção para uma melhor saúde dos seus alunos ou instrumento de desenvolver o prazer pela prática de atividades físicas e desportivas