Resumo

Neste estudo pretendemos caracterizar as percepções dos professores de 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a Educação Física, no caso português. A natureza das experiências e vivências pessoais na área das Atividades Físicas e Desportivas, a formação de professores, o papel de um professor especialista, bem como as finalidades educativas da Educação Física foram dados fundamentais para a sua contextualização. A recolha de dados através de entrevistas individuais semiestruturadas foi realizada à totalidade do corpo docente (8 professoras) de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico no Concelho de Aveiro. Os resultados indiciam uma grande proximidade com a literatura analisada, mas destes também emergiram novos fatores que contribuem para a alteração da percepção dos professores sobre a área. Podemos concluir que os professores reconhecem as suas fragilidades profissionais, o que pode suscitar por vezes o apoio de agentes externos que nem sempre estão devidamente qualificados para exercer uma boa prática pedagógica. Paralelamente, identificamos que muitos dos professores ainda veem a Educação Física exclusivamente como um fator de promoção para uma melhor saúde dos seus alunos ou instrumento de desenvolver o prazer pela prática de atividades físicas e desportivas

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