Resumo

Este artigo traz um relato de experiência descrevendo as estratégias utilizadas para a valorização da disciplina Educação Física e como as aulas e projetos desta área contribuíram no processo de transformação pelo qual passou uma escola do município do Rio de Janeiro. Estas atividades tiveram como características marcantes o estímulo ao trabalho coletivo, interdisciplinaridade, o protagonismo dos estudantes, a valorização e ressignificação do espaço escolar e da sua comunidade, mesmo em meio a uma conjuntura de avanço do conservadorismo e de ataques à educação pública. As atividades desenvolvidas estiveram totalmente vinculadas ao projeto pedagógico da escola (Projeto Ser e Pertencer), construído coletivamente, que tem como principais objetivos o fortalecimento das identidades dos membros da comunidade e da própria unidade escolar, além de despertar o sentimento de pertencimento. Ao mesmo tempo em que a disciplina Educação Física ia sendo ressignificada, a escola vivenciava um processo de intensa transformação por meio de ações coletivas envolvendo todas as disciplinas e segmentos da comunidade escolar. Os resultados mostram a disciplina escolar mais valorizada diante de toda a comunidade e uma escola renovada. Concluímos que com uma gestão participativa, um projeto pedagógico construído coletivamente e um planejamento bem estruturado é possível alcançar transformações positivas efetivas em uma unidade escolar e no desenvolvimento do processo de aprendizagem contribuindo assim para a melhoria do ensino público.

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