Resumo

Atualmente, devido ao avanço da tecnologia e dos jogos digitais, como computadores e vídeo games, os alunos estão deixando de lado as brincadeiras e jogos tradicionais da infância e juventude, como xadrez, dama, amarelinha, pega-pega, porta bandeiras, entre outras. Posto isso, buscamos com esse trabalho refletir sobre a importância de resgatar jogos tradicionais nas aulas de Educação Física por meio do programa Residência Pedagógica, desenvolvido em uma escola pública do Município de Montes Claros – MG. Para tal foi realizada uma pesquisa descritiva com revisão de literatura a partir da busca de artigos na plataforma de pesquisa do google acadêmico. Foram incluídos na amostra e critérios do estudo, artigos que tenham relação com o tema, usando os seguintes descritores: Jogos tradicionais, Brincadeiras, Educação Física. Foram encontrados artigos que atenderam aos descritores citados, sendo selecionados cinco artigos de acordo com o interesse do pesquisador. Estes artigos tratam da necessidade do resgate de brincadeiras tradicionais enquanto atividade curricular, que quando planejadas, se tornam um recurso para os profissionais da educação e contribuem de maneira significativa no desenvolvimento intelectual e cultural dos alunos, pois, desenvolver um trabalho sobre jogos e brincadeiras tradicionais e populares não se reduz apenas a levar aulas prontas com conteúdo pré-determinado, mas estimular nos estudantes o querer conhecer jogos que fizeram parte da vida de seus pais e avós, resgatando e mantendo vivos os saberes culturais e regionais. Nesse sentido, é possível compreender as contribuições da disciplina de Educação Física na perspectiva cultural para a tematização e o resgate da cultura dos jogos e brincadeiras populares. Resgatar os jogos tradicionais contribui para a melhora da prática corporal nos jogos e esportes e traz benefícios a saúde mental, atua na valorização da cultura regional, bem como possibilita aprender sobre solução de conflitos, negociação, lealdade e estratégias, cooperação, competição e trabalho em equipe.

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