Resumo

O estudo teve como objetivo verificar a importância dos jogos populares na educação física escolar, na percepção dos professores da cidade de Pombal-PB. É uma pesquisa de campo, exploratória e quantitativa. Participaram 10 professores de Educação Física. Foi utilizado como instrumento um questionário semiestruturado contendo 18 questões. Os dados foram analisados no programa SPSS e estão apresentados em porcentagem. Verificou que 100% dos professores utilizam os jogos populares com frequência semanal e consideram importante utilizá-los nas aulas, bem como, percebem que os alunos gostam dos jogos e acham que ajuda no desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo. Os jogos populares mais utilizados pelos professores são: queimada, vivo ou morto, bobinho, cabo de guerra, pega-pega, travinha, ABC, amarelinha, cabo de força, pula corda, jogos de roda, rouba bandeira e esconde-esconde. Conclui-se que os professores atribuem importância aos jogos populares e utilizam em suas aulas de Educação Física.

Acessar