Resumo

A influência exercida pela normal evolução etária dos jovens, expressa pelos diferentes ciclos de ensino (básico e secundário), parece transparecer alterações nas suas motivações sentidas perante as aulas de Educação Física. Segundo Deci e Ryan (1985), teoria da autodeterminação, o desenvolvimento da motivação requer autonomia, competência e relacionamento interpessoal, fatores que vão determinar a motivação dos humanos, organizada num espetro que inicia na amotivação, parte para a motivação extrínseca (externa, introjectada, identificada e integrada) e culmina na motivação intrínseca. É, a relação entre estes fatores nas aulas de Educação Física, em função do ciclo de estudos, que se pretende analisar. Objetivos do Estudo: Observação da influência do ciclo de estudo da amostra, na motivação de alunos do ensino Básico e Secundário para a educação física. Metodologias: As hipóteses do estudo são: H0, “não há relação estatisticamente significativa entre as variáveis motivação e ciclos de ensino” e H1, “há relação estatisticamente significativa entre as variáveis motivação e ciclos de ensino”. Recorreu-se a uma recolha de dados. Primeiramente, aplicou-se um questionário baseado no Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ), (Teixeira, D. S., Monteiro, D., Carraça, E., & Palmeira, A. L,2018). Posteriormente, para a análise dos mesmos recorreu-se ao programa estatístico IBM SPSS Statistics 27.0 e à ferramenta Microsoft Excel, edição de 2010. Resultados: Verificou-se uma superioridade da Regulação Externa do Ensino Básico em 0,23 pontos. Quanto à Regulação Interna, o Ensino Básico apresenta 9,66 pontos, para 9,37 do Ensino Secundário. A Regulação Identificada do Ensino Básico é de 22,40 pontos, para 21,67 do Ensino Secundário. Na Motivação Intrínseca, a soma do Ensino Básico é de 17,46 pontos, para 16,48 do Ensino Secundário. Na amotivação, o Ensino Básico também é superior ao Ensino Secundário (7,69 para 6,77, respetivamente). Conclusão: Verifica-se um Ensino Básico mais motivado, para as aulas. Alunos mais autodeterminados, facilmente estimulados por um feedback positivo e regulados por causas externas, a evitarem repreensões, mais centrados no processo, e na sua correta execução.

Acessar