Resumo

Este relato descreve experiências na disciplina de estágio em Iniciação Esportiva no curso de Educação Física do UNIVAG, ocorrido em um projeto social de futebol na cidade de Cuiabá – MT, com jovens entre 7 e 15 anos de idade. Objetivo: Relatar a atuação como treinador no contexto da iniciação esportiva, a partir de pressupostos da Pedagogia do Esporte. Desenvolvimento: O público composto por meninos e meninas, em sua maioria em vulnerabilidade (econômica, familiar e/ou contextual), treinava três vezes na semana. Grande parte treinava descalço. Não existia um planejamento sistemático dos treinos e o projeto não participava de competições. A filosofia vigente era muito forte, baseada na hierarquia, respeito e disciplina, muito se devia ao fato do professor ser militar. Quando fui auxiliar técnico pude refletir sobre a prática pedagógica, verificando a necessidade de estruturar a iniciação esportiva nos Referenciais da Pedagogia do Esporte, para estimular nos alunos (as) aspectos culturais, socioeducativos e técnico-tático. Assim, quando tive a responsabilidade de ser o treinador, de planejar e aplicar os treinos, busquei apresentar conceitos e práticas tático-técnicas, reforçar valores estrategicamente e incentivá-los a uma cultura de curiosidade sobre o futebol. Não foi fácil, mas na medida em que os treinos foram passando, as crianças adeririam as atividades e ampliaram conhecimentos. Pude ainda propor uma parceria que permitiu a realização de um torneio interno, em que todos os alunos ganharam uniformes e, alguns, calçados. A vivência no Estágio me permitiu compreender o trabalho do profissional de Educação Física que atua na iniciação, entendendo a importância de ofertar conteúdos que transcendam o tático-técnico. Sugestões: Os cursos devem estimular a integração entre o estagiário e instituição concedente, fazendo com que não só seja um ambiente de estágio, mas um laboratório de saberes que ajudem o desenvolvimento das habilidades de estagiários, da instituição e do público.

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