Resumo

Em contexto reflexivo-dialógico e experiência heurística na disciplina “Problemáticas da Educação Física Escolar da primeira turma Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) no Instituto Federal - o IFSULDEMINAS, nos questionamos: Quais temáticas são problematizadas nas dissertações produzidas no PROEF? Quais apontam para a conscientização de uma educação intercultural e decolonial na e pela Educação Física Escolar? Tais inquietações emergem do posicionamento político e pedagógico afirmado pelo polo do IFSULDEMINAS que constituiu como eixo temático integrador: Educação intercultural, Pedagogia decolonial e Educação Física Escolar, estreitados as linhas de pesquisa. Nesse sentido, o projeto de formação nesse polo busca formar um docente que se posiciona como professora(a) intelectual transformador(a) (COELHO; MALDONADO; BOSSLE, 2022; GIROUX, 1997) no seu contexto educativo, reconhecendo as teorias curriculares da Educação Física Escolar na perspectiva de compreender que todas as suas ações político-pedagógicas estão relacionadas com a formação de um sujeito que vai participar da construção de um determinado tipo de estrutura societária, afirmada por nós sobre uma educação emancipatória pautada na justiça social.

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