Resumo
Tendo em vista as constantes reformulações nos processos produtivos sob a égide capitalista buscamos em nossa investigação investigar o trabalho do professor e da professora de educação física que atua na indústria fitness. Para tanto estabelecemos como referencial teórico metodológico o materialismo histórico dialético Marx nos leva a examinar a história em sua fundação concreta, destacando a produção social da vida. Dentro desse contexto, o curso histórico é fundamentado em aspectos materiais e econômicos, seguindo uma dinâmica dialética. Dessa forma, o ser humano emerge como um participante ativo na edificação da história. Inicialmente discutimos a centralidade do trabalho nos dias de hoje, para entendermos quem é a classe trabalhadora na contemporaneidade. Discutimos, a partir da contrarreforma trabalhista, as ofensivas burguesas contra trabalhadores e trabalhadoras para chegarmos na reestruturação produtiva. Analisamos o advento tecnológico, fundamentalmente as adequações que o mundo do trabalho sofreu pós crise de 2008, chegando na Revolução 4.0 e a informatização da vida. Todo esse percurso foi essencial para que pudemos compreender o funcionamento da indústria fitness, discutindo as perspectivas de futuro para esse setor da economia e como esses fatores se desdobram nas relações de trabalho para professores e professoras que atuam nesses espaços. Apresentamos algumas possibilidades de classificações das plataformas e por fim propomos um modelo para a classificação das plataformas fitness a partir da forma como se dá a prestação do serviço e por consequência a remuneração desses professores e professoras. Entendemos que nosso estudo pode, mesmo com as lacunas, contribuir para o debate sobre o mundo do trabalho na Educação Física e principalmente nas condições de trabalho que professores e professoras estão submetidos.