Resumo

A formação e atuação de professores de Educação Física é tema recorrente nas escolas e universidades, sendo discutida de diferentes maneiras, pelas mais diversas teorias pedagógicas e educacionais. Tomando como referência as formulações teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica e as suas interfaces com a Abordagem Crítico-Superadora, este artigo apresenta uma análise da assim chamada Pedagogia do Conhecimento Tácito e suas implicações na formação de professores em Educação Física. Por meio da pesquisa bibliográfica realizada em obras que representam o pensamento pedagógico e epistemológico dos seus principais expoentes, analisamos os fundamentos dessa teoria e suas consequências no campo da formação profissional, buscando na Pedagogia Histórico-Crítica as contribuições para a crítica e superação da epistemologia da prática, também conhecida como teoria do professor reflexivo. Identificamos nessa teoria uma supervalorização do saber cotidiano e prático na formação de professores, tendo em vista uma concepção fragmentária e utilitária de ser humano e de conhecimento, contrapondo-se assim à uma formação integral e unitária que, partindo de uma consistente base teórica, possibilitaria uma maior instrumentalização da prática docente. Concluímos defendendo que a formação de professores em Educação Física deva ser fundada em uma concepção omnilateral de ser humano e de conhecimento, se diferenciando daquilo que se instaurou nas escolas e universidades de maneira hegemônica no século XX e XXI. Dessa forma, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, consideramos necessária a luta contra o esvaziamento e a desvalorização da discussão teórica no ensino dos conteúdos escolares e na formação profissional em Educação Física.

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