Resumo

Este estudo é resultado de indagações surgidas no cotidiano de minha atuação docente em um Programa de educação física para idosos implantado na USJT. Tendo um caráter educacional, o Projeto Sênior para a Vida Ativa tem como objetivo específico possibilitar aos idosos a aquisição de autonomia frente à atividade física (AF), além de reflexões sobre o seu próprio envelhecer. O projeto norteia suas reflexões e ações a partir dos referenciais teóricos da Promoção da Saúde e do Envelhecimento Bem-Sucedido, adotando como prática educativa a pedagogia da autonomia, alicerçada nos estudos de Paulo Freire. Busca-se, no Projeto, superar o modelo tradicional de educação física para idosos, que traz, na maioria das vezes em suas ações, um entendimento sobre saúde e envelhecimento norteado pelo paradigma biomédico e com práticas pedagógicas mais fundamentadas no discurso epidemiológico do que em teorias educacionais capazes de gerar uma aprendizagem crítica sobre AF. O reconhecimento desta problemática alertou-me sobre a necessidade de contar e investigar a nossa prática docente no Projeto Sênior, para observar em que medida estamos superando o modelo tradicional de educação física e o seu impacto sobre os idosos.

Acessar Arquivo