A realidade está nos olhos de quem vê: das interpretações dos jovens jogadores sobre os seus pais à forma como percebem a sua própria competência e o valor do desporto
Por Filipa Rocha (Autor), António Manuel Fonseca (Autor), Cláudia Dias (Autor).
Resumo
A teoria expectativa-valor postula que as expectativas de sucesso e o valor atribuído a uma tarefa são determinantes críticos da motivação e da aprendizagem. Este estudo explorou as relações entre as percepções do clima motivacional parental, as percepções de competência (autopercepções e avaliações refletidas pelos pais) e o valor atribuído ao esporte. 643 atletas do sexo masculino (com idades entre 10 e 16 anos) de vários esportes coletivos responderam a um questionário avaliando essas variáveis. Análises correlacionais, incluindo correlações de Pearson e canônicas, indicaram que as avaliações refletidas de ambos os pais e um clima motivacional enfatizando a aprendizagem e o prazer estavam positivamente associados a uma maior competência percebida e a um maior valor atribuído ao esporte. Análises de regressão hierárquica revelaram ainda que avaliações refletidas mais altas (de ambos os pais) e um clima menos focado em erros por parte dos pais — mas um clima mais focado em erros por parte das mães — previram maior competência percebida. Da mesma forma, a ênfase dos pais na aprendizagem e no prazer e altos níveis de avaliações refletidas por parte de ambos os pais previram o valor atribuído ao esporte. Essas descobertas ressaltam o impacto dos comportamentos parentais percebidos, sugerindo que avaliações refletidas e abordagens motivacionais parentais específicas moldam significativamente a competência percebida pelos jovens atletas e o valor que eles atribuem ao esporte.