Resumo

A escola deve ser um contexto formativo de aprendizagem e os professores devem procurar práticas que promovam ambientes de aprendizagem seguros e de suporte, interligando-se ao mundo dos alunos e aumentando a capacidade dos alunos (Garrett & Wrench, 2018). De acordo com Scandlon et al. (2022), aprendizagens significativas podem ser alcançadas através de um ensino que reflita um alinhamento entre os resultados da aprendizagem, as avaliações realizadas e as práticas de ensino utilizadas para facilitar o sucesso dos alunos, indicando que um alinhamento entre currículo, pedagogia e avaliação é necessário (Hay & Peney, 2009). Neste âmbito, a Educação Física requer um esforço redobrado dos respetivos docentes para dar resposta a todas as condicionantes e os dispositivos formativos podem ser uma excelente estratégia para ajudar. Importa ressalvar que é necessário ensinar com as ferramentas e não as ferramentas, para que os instrumentos possam suportar a aprendizagem (Figg & Jamani, 2011) e para que os alunos compreendam a sua utilização e utilidade para posterior aplicabilidade de forma autónoma. Face ao exposto, este estudo visou identificar o valor de dispositivos formativos na aprendizagem dos alunos ao longo de um programa de aptidão física em educação Física, num contexto de estágio profissional. Os dispositivos formativos utilizados foram elementos ligados à avaliação para a aprendizagem, à tecnologia e dossiês de apoio desenvolvidos pelos professores estagiários. Os artefactos produzidos pelos alunos resultantes das propostas formativas foram recolhidos para análise e submetidos a análise de conteúdo. Os resultados preliminares evidenciam que: 1) os artefactos relacionados com a avaliação para a aprendizagem (auto e heteroavaliação) elevaram o envolvimento dos alunos no processo; 2) a utilização de tecnologia revelouse um elemento motivador e desafiante para os envolvidos; 3) os dossiês individuais permitiram, aos alunos, compreender o processo e identificar os próximos passos a dar. A utilização destes dispositivos formativos permitiu aos alunos envolverem-se cognitivamente e atribuírem significado ao processo, potenciando a sua aprendizagem. A utilização de dispositivos formativos revelaram-se essenciais à aprendizagem, pelo que devem ser utilizados não apenas na área da aptidão física, mas também nas restantes áreas curriculares, como é o acaso das Atividades Físicas.