Resumo

O artigo retrata uma investigação cujo objetivo foi examinar (de modo panorâmico) a Revista de Educação Física do Exército, considerando seus aspectos conceituais, pedagógicos e (in)formativos. Trata-se de uma iniciativa científica justificada em virtude de corresponder ao mais antigo periódico da Educação Física, no território nacional, representando, por sua vez, um dos mais eminentes canais de comunicação em que se baseou a subárea do conhecimento (em questão), e ainda se mantém até certo ponto. Em termos metodológicos, adotou-se uma perspectiva mista, sendo a dimensão quantitativa responsável por cotejar os números, edições e tendências relativas à revista e a qualitativa destinada a evidenciar as categorias (epistemológicas) temáticas, segundo análise documental, provenientes das publicações. Em linhas gerais, os resultados indicam que a revista suscita problemáticas do contexto histórico e político do país, afora exibir a realidade pedagógica do exército envolvendo a Educação Física, as quais refletem tendências e inauguram sentidos ao campo formativo no qual se insere.

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