Resumo

A formação de profissionais de Educação Física (EF) aptos a atuar no Sistema de Saúde exige uma base sólida em conteúdos nos currículos relacionados à Saúde Pública. A inclusão dessas temáticas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) é essencial para garantir uma formação alinhada às diretrizes e necessidades do sistema de saúde brasileiro. Objetivo: Analisar a presença de componentes curriculares relacionados à saúde pública nos cursos de bacharelado em EF de universidades públicas brasileiras. Métodos: Este é um estudo documental, descritivo, baseado na análise dos PPCs de 36 universidades públicas brasileiras. A coleta foi realizada em julho de 2025. Foram incluídas disciplinas obrigatórias e optativas com ementas vinculadas à saúde pública, além do ano de publicação dos respectivos PPCs. Resultados: Foram identificadas 60 disciplinas obrigatórias e 13 optativas relacionadas à saúde pública. A UNIFESP apresentou o maior número de disciplinas (11), e a UFPI, UFRN, UNESP, UFRJ e UFU não apresentaram nenhuma disciplina. As regiões Sudeste e Centro-Oeste concentraram a maior presença de disciplinas obrigatórias associadas à saúde pública e o Norte apresentou a menor. Notou-se também que universidades com PPCs mais atualizados, como UFPR, UFMS, UFC e UNIFESP, tendem a apresentar maior integração de conteúdos sobre saúde pública, ao contrário de instituições com PPCs mais antigos. Conclusão: Observa-se uma grande heterogeneidade regional e institucional na inserção de conteúdos sobre saúde pública nos cursos de EF. A atualização recente dos PPCs parece influenciar positivamente essa inserção, indicando a importância de revisões curriculares que fortaleçam a formação em saúde pública como componente obrigatório.

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