Resumo

O ensaio objetivou analisar as condições e contextos, as continuidades e rupturas que foram intervenientes na apropriação dos objetos de estudo durante o processo de estruturação do subcampo científico da Educação Física no sistema de pós-graduação do Brasil. Os resultados amparados na obra de Pierre Bourdieu apontam para um contexto de estruturação do subcampo marcado pela interiorização de demandas externas do campo científico da pós-graduação brasileira somado à exteriorização da interioridade permeada por conflitos em torno da especificidade da identidade de área da Educação Física, sobretudo na dicotomia entre Ciências Naturais e Humanas que demarcou disputas no interior da produção científica da área. As principais conclusões indicam que a compreensão do universo científico na perspectiva bourdieusiana revelam os nexos que dificultariam a mobilização da “comunidade acadêmica” no sentido de solucionar as problemáticas relacionadas à área da Educação Física. Ademais, ao entender o espaço da ciência enquanto campo, rompe-se com a ideia de um corpo homogêneo de pesquisadores. Afinal a concorrência instaurada no subcampo da Educação Física reforça posturas científicas contrárias e demarcatórias de posição e ainda aumenta a necessidade de afirmação no campo, em muito, dependente da produção científica em forma de artigo nos mais altos estratos do Qualis Periódicos.

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