Resumo

Este resumo compromete-se com a análise das dialogicidades tecidas no decorrer da trajetória histórica do evento Encontro De Lá Para Cá (EDLPC), realizado pelo projeto de extensão “EEFD Baixada: Autonomia e construção de conhecimento”. O EDLPC consiste na visita de estudantes da educação básica à EEFD/UFRJ, participando de vivências com a cultura corporal. O evento vem tecendo uma rede cada vez maior de parceiros (escolas da rede pública, disciplinas curriculares, projetos de extensão e grupos de pesquisa). A ação ocorre semestralmente e promove o encontro de professores em formação, escolares e universitários. Assim sendo, ao observar este espaço de articulação de saberes entre Universidade e Escola Cattan et. al (2019) observou que essa interação se mostra um importante espaço formativo para licenciandos, visto que, estes tematizam os conteúdos das disciplinas na qual estão inscritos. O conceito de dialogicidade abordado por Paulo Freire (1968) destaca a importância do diálogo igualitário entre educador e educando. Segundo o autor, a concepção "bancária" de educação, baseada na transmissão de conhecimento, mantém a contradição entre as partes envolvidas. Dessa forma, a dialogicidade se torna pilar para uma educação libertadora, pois todo o saber é considerado nesse espaço. Sarti (2020) em seu exercício ad-mirativo ao observar as redes de parcerias construídas dentro do projeto EEFD Baixada apontou para a potencialidade das dialogicidades tecidas dentro das ações do referido projeto, a saber: Institucional, Profissional e Escolar.

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